METODOLOGIA

O BANTU trabalha com os conceitos aprendendo a aprender e pelo aprender ensinando, que contribuem na formação e no desenvolvimento humano em sua totalidade. 

Para isso, o ICB desenvolve programas e projetos com as seguintes atividades:

EXPRESSÃO corporal como linguagem!  

JOGOS e brincadeiras lúdicas como lazer!

OFICINA de expressão e escrita, cultural, artística e corporal como identidade! 

CAPACITAÇÃO profissional no uso da arte-educação como nossa expressão oral!

EDUCAÇÃO sobre gênero e diversidade!

FORMAÇÃO de agentes multiplicadores (Jovens Monitores e Agentes sociais)

ARTICULAÇÃO comunitária, desenvolvimento local e trabalho em rede.

QUALIFICAÇÃO técnica, profissional, formação para o acesso à Universidade, e orientação para o projeto de vida. 

PÚBLICO-ALVO

O público atendido é selecionado de acordo com o grau de vulnerabilidade social e risco, seguindo critérios da Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004), que pressupõe a centralidade na família e a importância do caráter socioassistencial das ações, com o objetivo de desenvolver contextos de proteção social familiar e comunitária.

PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS

Com base nos quatro pilares da UNESCO:

01

APRENDER A CONHECER

02

APRENDER A CONVIVER

03

APRENDER A SER

04

APRENDER A FAZER

NOSSAS ATIVIDADES TEM COMO METAS

Estar presente em uma comunidade em situação de vulnerabilidade social

Conhecer e interagir com a comunidade, compreendendo questões relacionadas à abrangência territorial, diversidade, situações de vida dos moradores e suas influências culturais.

Realizar intervenções sociais que não substituem o Estado, mas dialoguem com o poder público em suas diferentes esferas, assim evidenciando o trabalho cooperativo entre parceiros locais ou intersetoriais na garantia dos direitos do cidadão ou cidadã.

TRABALHO EM REDE

A BANTU tem no trabalho em rede um dos pilares de sua metodologia. Atuar em parcerias com órgãos públicos, empresas e outras organizações sociais é uma forma eficaz de ampliar a tomada de serviços e as ações de proteção direcionada ao público atendido no BANTU.  

Dando ênfase no âmbito local, tal como nas redes intersetoriais presentes nos seus territórios de atuação, como é o caso das redes de atuação com a Capoeira, desenvolvemos práticas de direitos e desenvolvimento humano e equidade de gênero ou étnico-racial. Dessa maneira, a colaboração, a troca de experiência e o esforço conjunto servem para ampliar ações que contribuem com a redução da desigualdade e a garantia de direitos para articulação de forças para formação de líderes que atuem na transformação  social em setores fragilizados da sociedade.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

A BANTU entende que o papel de uma organização que atua em comunidades de vulnerabilidade socioeconômica é oferecer  ao público, composto por crianças, adolescentes e de suas famílias possibilidades,  oportunidades por meio de conhecimentos o acesso a tecnologia, práticas, vivências e diálogos.

Assim, visamos promover atividades através de um ecossistema socioeducativo que atendam suas necessidades educativas, sociais e formativas, ampliando o seu repertório educacional e cultural, além de produzir  autonomia e estratégias para o exercício da cidadania

Desse modo, no âmbito da juventude,  o BANTU divide-se em quatro importantes eixos: (1) Arte e Educação; (2) Desenvolvimento Socioemocional; (3) Formação de multiplicadores; (4) Empregabilidade. 

Essas são as nossas frentes de atuação nos projetos voltados para o público jovem de 14 a 20 anos de idade, por meio de cursos profissionalizantes e de qualificação, formação de agentes multiplicadores, oficina de empregabilidade e projeto de vida, assim como pelas vivências de linguagens artísticas.

Acreditamos, portanto, que nesse caminho podemos abranger diferentes interesses e demandas dos jovens em relação a sua formação, inserção profissional, geração de renda, organização pessoal e familiar, assim como proporcionar condições favoráveis ao seu desenvolvimento pessoal e interpessoal.